segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O som é físico??

Ai está uma questão que está me deixando intrigada...
Faz algumas semanas que eu estou questionando as pessoas sobre essa grande questão,
pois eu acredito com toda certeza que o som é físico, mas algumas pessoas, principalmente
meu cunhado(rsrrs), não concorda comigo de maneira alguma.

Vamos aos fatos:
-Através da vibração obtemos o som. (Exemplo: Vibração da corda de um violão)
- Essas vibrações são transmitidas ao ar sob a forma de ondas sonoras que chegam
ao nosso ouvido
- Se as vibrações são irregulares, o som é um ruido (Exemplo: Uma pancada com a mão na mesa)
- Se as vibrações são regulares, o som é um som musical (Exemplo: Canta-se uma nota qualquer).

Concluindo:
O som é uma onda e até onde eu sei as ondas são físicas...
Vai ai um assunto para ser refletido ou respondido por algum professor de plantão!




Dica de livro: " Teoria elementar da música" Osvaldo Lacerda

Um comentário:

  1. Tata
    estamos com sérios problemas..

    essa teoria inteira está correta..
    mas o q causou todo este, foi a interpretação da pergunta..

    O som é físico??
    O físico q me refiro é a matéria propriamente dita (sólido). O som é uma grandeza, e ela é um elemento da Física. Eu achei onde está nossa intriga, o som ele é a consequencia de algo físico (a corda do violão, a batida na mesa), a física é esta ação previa e ñ o som.

    É essa a física q me refiro, o q o som representa e o q ele faz, são coisas da física, mas ele não é ALGO físico e sim uma grandeza física!

    Concluindo.. O físico q estou falando é a matéria, o sólido e ñ as ondas sonoras q são grandezas físicas.

    ResponderExcluir